sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Falamos do que a gente fala, e agora vamos falar do que a gente canta!

Você já analisou as letras dos louvores que você canta? Será que a conduta do cantor que agente ouve é tão boa quanto o louvor que ele escreve e ministra? Analisar letras de canções pode não ser tão fácil quanto parece, mas cabe a nós sabermos se o que estamos cantando é mesmo relevante para o reino. Quanto a conduta dos nossos "gospelstars" difícil dizer, não conhecemos o coração de ninguém, e aí eu defenderia Vineyard enquanto você tentaria me convencer que Toque no Altar/ Trazendo a Arca/ Apascentar são realmente muito bons.
Há algumas letras e situações de músicos bem polêmicas, como foi o caso da cantora Ana Paula Valadão, por causa da infeliz edição de um vídeo em um show, um fã inconscientemente fez com que muitas pessoas se escandalizassem com a cantora e fizessem graves acusações ao grupo, em questão de letras, uma que causa polêmica é a "Tua graça me basta" do Min. Apascentar, na primeira estrofe o autor menciona um versículo (João 3:30), no qual João fala: "É necessário que ele cresça e que eu diminua.", já na entrada do refrão, o autor diz sobre algo do Antigo Testamento: No Santo dos Santos, a fumaça me esconde...Santo dos Santos era o lugar onde ficava a Arca da Aliança, só um Sumo Sacerdote de tempos em tempos visitava aquele lugar, e este lugar estava após o segundo véu (Hebreus 9:3), percebe-se então que o autor faz uma mistura entre o Novo Testamento e o Velho, se é certo ou não, não sei, mas verdade seja dita: é bom saber que o véu, com a morte de Jesus, foi rasgado (Mateus 27:51) e que temos livre acesso a Deus, todos nós!!
Já ouvi também da música famosa do Régis Danese, mas não achei que o argumento fosse bom, dizem as más línguas que o Régis modificou a história (na minha opnião ele contextualizou), quando na música ele diz: E chamar sua atenção para mim... na verdade Zaqueu não queria chamar a atenção de Jesus, apenas vê-lo, concordo, mas a música do Régis, é só uma comparação, ele não está contando a história e sim comparando-a, tanto que a música começa com um "COMO". Outra polêmica, e essa é pra finalizar, é a música do Quatro por Um "5 pães e 2 peixinhos", nesta o autor conta a história deturpada do menino, já que a Bíblia mesmo não relata o que o menino fez antes de chegar até Jeus com os pães e os peixes(João 6), assim fica dificil não é verdade!?

Tenhamos pois cuidado com o que ouvimos e cantamos!!


Por Verônica S. Oliveira

Um comentário:

  1. Realmente, temos que tomar cuidado com o que cantamos. Não pq é "evangélico" que devemos cantar qq coisa. Que o Senhor nos dê sabedoria...Bjux e Abçsss...

    ResponderExcluir

Comente