Ministério de Louvor


Caro amigo, na minha experiência de integrante de equipe de louvor ha vários anos, depois de muitas lutas, tribulações e provações, pude aprender que a equipe de louvor é que tem a responsabilidade de preparar os corações do público para ouvir a mensagem, se a equipe de louvor não se sair bem ou se algum membro da equipe estiver com problema, certamente será notado por todos, pois, a equipe de louvor pelos momentos que estiver ministrando, será o centro das atenções, por isso, não vá à frente ministrar se você tem algum problema, ore e concerte-o com Deus!
No período de louvor, cada música tem uma função, por isso temos que além de saber escolher as músicas certas, temos que pô-las em ordem. Mas coisa que o ministro jamais deve se confundir na hora de escolher as musicas que montarão o repertório do culto é que 
Louvor é completamente diferente de Adoração.

Louvor = é o ato pelo qual o homem glorifica a Deus com alegria, com danças e palmas, ou seja, louvor é se podemos ver um claro exemplo disto em: 1 Crônicas 13:8 Então Davi e todo o povo começaram a dançar com todas as suas forças em louvor a Deus. Eles cantavam e tocavam instrumentos musicais, isto é, harpas, tambores, pratos e trombetas e 1 Crônicas 16:25 O Deus Eterno é grande e merece todo o nosso louvor; ele deve ser temido mais do que todos os deuses. Nesse período usamos músicas mais animadas, que fala de forma alegre como na música: Autoridade e Poder.
Adoração = é a manifestação em que o homem se reverência a grandiosidade de Deus, onde ele assume a sua infinita inferioridade diante da glória de Deus.
Nesse período usamos músicas mais lentas em que deixamos bem claro ao visitante que Deus é bom e que carecemos da sua glória, como na música: Maravilhoso és!

É por isso que quero mostrar aqui, como o louvor é estruturado, o período de louvor está dividido em duas partes:

Louvor horizontal
Louvor vertical

Louvor horizontal - É o primeiro momento do período de louvor; onde falamos aos homens. Esta parte se subdivide em outras 2 partes:Confraternização: Onde o Ministro de Música pode escolher músicas que falam aos homens; para que todos, visitantes e igreja se tornem um, isso fará com que os visitantes se sintam mais "em casa". Ex.: Bom estarmos aqui.Conscientização: Onde o ministro poderá usar músicas que falam ao pecador, convencendo do seu pecado e mostrando que a solução é Cristo: Ex.: Você precisa de Deus.
 
Louvor vertical - Onde o ministro irá usar das músicas para levar o visitante até Deus, mostrando a grandiosidade de Deus ou ainda agradecendo a Deus pelas bênçãos recebidas. Nessa fase o visitante estará preparado para receber a mensagem.Ex.: Grande é o Senhor.
 
É no período de louvor é que vamos concretizar como vai ser o culto, por isso, temos que manter a disciplina. A seleção dos hinetos devem seguir a seguinte ordem:
 
Momento
Classificação
 Confraternização
 Falar de Deus (Louvor)
 Falar com Deus (Adoração)
 Conscientização
 Apelo
 Louvor horizontal
 Louvor horizontal
 Louvor vertical
 Louvor horizontal
 Louvor vertical

E ainda; quanto ao estilo obedeça a seguinte ordem:
Comece com as músicas mais alegres e mais agitadas e vá diminuindo o ritmo mansamente para um toque bem espiritual, de maneira que ninguém perceba a queda!

Mas não pense que toda essa organização e estruturação é feita para atingir e bombardear a cabeça de todos com a música, pois, a finalidade do período de louvor não é de convencer o homem de seu pecado, afinal esse é o papel do Espírito Santo; a verdadeira função do período de louvor é de dar aquele "empurrãozinho" para ajudar o visitante à tomar sua decisão.

Quando a pessoa procura a igreja é porquê algo está errado em sua vida, ela não vai à igreja só por passear ou passar o tempo, pois "mundanamente falando" , existem muitos outros lugares para ele se divertir, mas não!; ele escolheu justamente a igreja, e sabe por quê? É porque ele sabe e está ciente de que precisa de Deus, e quando ele entra na igreja não é por uma emoção e sim por "razão" , isso depois de ver que não existe saída sem Jesus e é aí que entra em ação o Espírito Santo, pois ele já convenceu o homem do seu pecado.
 
Só que ao entrar na igreja ele se sente perdido, pois ali, é um lugar novo, ele se sente constrangido e jamais, ou quase nunca, irá à frente tomando sua decisão. É preciso criar um "clima" para que ele se sinta mais em casa e que fique maravilhado com o louvor , e após ouvir a palavra de Deus é que ele vai ter segurança de ir diante a igreja declarar a sua conversão
 
Em suma...a tarefa de convencer o homem a tomar sua decisão é única e exclusivamente do Espírito Santo, o período de louvor apenas vai se usar do poder que a música tem de tocar os sentimentos do homem e levar a palavra e amolecer o seu coração criando o "clima" de segurança de que ele precisa para ir à frente.
 
Mas muitas igrejas já vi o maior erro que uma pessoa pode cometer em um culto: Entre o período de louvor e a pregação não pode haver nem um contratempo, pois isso iria quebrar o clima de que o pecador está precisando para se converter! Pois a música tem o poder de tocar os sentimentos do homem mais duro; o visitante estará encantado com a mensagem das músicas, se o louvor for bem dirigido, ele estará implorando o momento apelativo e quando alguém dá algum aviso ou convite isso anulará todo esforço da equipe de louvor, por isso, após o louvor nada de avisos ou outra coisa! Isso para que eles não percam esse "clima"! Converse com seu pastor sobre como deveria ser a ordem do culto, vou sugerir a seguinte ordem:
 
● Prelúdio ● Abertura ● Hinos ● Leitura Bíblica ● Ofertório ● Avisos ● Apresentação dos visitantes ● Período de louvor ● Pregação ● Póslúdio
 
Evite erros infantis, pois nosso Deus merece todo louvor e toda perfeição. Sei de uma banda "mundana" norte-americana que usa 15 carretas dos mais caros e sofisticados equipamentos musicais para tocar músicas mundanas, dando glórias a quem não merece, enquanto que muitos de nós, evangélicos, não damos tudo de nós para adorar o Deus verdadeiro que nos criou, que nos libertou, que deu o dom de louvar e que deu seu único filho para nos salvar!
 
A palavra de Deus deixa bem claro que ele não se agrada com qualquer coisa, ele quer o melhor de nós! Nada daquele ditado "se tocamos pra Deus, qualquer coisa tá bom, pois ele é compreensivo e vai nos entender!" Esse ditado é a maior heresia no sentido do louvor que já ouvi na minha vida!

Pois a bíblia deixa bem claro: "Cantai ao Senhor um cântico novo, tocai bem e com júbilo" (Sl 33:3).
 
Não cometa o mesmo erro que muitos cometem, muitos acham que para serem um bom músico tem que estudar música e tocar melhor que todos, mas às vezes esse músico toca tão bem mas as músicas dele não tocam ao coração dos pecadores que vieram à igreja buscar uma palavra de consolo, e quanto muitos que não tocam tão bem assim, conseguem tocar nos sentimentos do pecador e fazer, através da música, com que o pecador se arrependa de seus pecados e se renda aos pé de Cristo, por isso, a perfeição não está apenas no tocar bem mas está principalmente na humildade do músico e na unção do espírito e do talento, sempre ore para que Deus possa estar moldando e transformando seu interior a cada dia de sua vida!